Dor de Cabeça? Guia Rápido: 5 Tipos de Remédios de Farmácia para Aliviar os Sintomas
Piracicaba, SP — Quem nunca teve o dia interrompido por uma dor de cabeça persistente? Seja por estresse, cansaço ou outro motivo, o desejo é sempre por um alívio rápido e eficaz. Nas prateleiras das farmácias, as opções são muitas, mas cada uma funciona de um jeito diferente.
Para ajudar você a entender melhor o que está disponível, listamos 5 tipos de medicamentos comuns para dores de cabeça.
1. Analgésicos Simples (Paracetamol e Dipirona)
Para que servem? São a primeira linha de combate para dores de cabeça leves a moderadas, sem um componente inflamatório claro. São eficazes também para baixar a febre.
Como agem? Atuam principalmente no sistema nervoso central, bloqueando os sinais de dor que chegam ao cérebro.
Atenção: O paracetamol (ex: Tylenol) exige cuidado com a dose máxima diária para não sobrecarregar o fígado. A dipirona (ex: Novalgina, Anador) é muito popular no Brasil, mas pode causar reações alérgicas em pessoas sensíveis.
2. Anti-inflamatórios Não Esteroides (AINEs) - Ibuprofeno
Para que serve? É a escolha ideal para dores de cabeça de origem tensional, causadas por contração muscular no pescoço e ombros, ou quando há um processo inflamatório associado.
Como age? Além de aliviar a dor (efeito analgésico), o ibuprofeno (ex: Advil, Alivium) combate a inflamação que pode ser a raiz do problema.
Atenção: Pode irritar a mucosa do estômago. O ideal é tomar após as refeições para minimizar o desconforto gástrico. Pessoas com problemas renais ou gástricos devem evitar.
3. Anti-inflamatórios de Ação Prolongada - Naproxeno
Para que serve? É indicado para dores mais persistentes e de intensidade moderada a forte, incluindo algumas crises de enxaqueca mais leves.
Como age? O naproxeno (ex: Flanax) é um AINE com efeito mais duradouro, proporcionando alívio por um período maior (até 12 horas), o que evita a necessidade de tomar comprimidos com muita frequência.
Atenção: As precauções são as mesmas dos outros anti-inflamatórios: cuidado com o estômago e o uso por pessoas com histórico de problemas renais.
4. Associações com Cafeína
Para que servem? São muito eficazes para crises de enxaqueca ou dores de cabeça que não respondem bem aos analgésicos simples.
Como agem? A cafeína potencializa o efeito analgésico do medicamento principal e ajuda a contrair os vasos sanguíneos do cérebro, o que pode aliviar a dor latejante da enxaqueca. (Ex: Neosaldina, Cefaliv).
Atenção: Evite tomar à noite, pois pode atrapalhar o sono. Pessoas com sensibilidade à cafeína, pressão alta ou problemas cardíacos devem ter cuidado.
5. Ácido Acetilsalicílico (AAS)
Para que serve? É um dos anti-inflamatórios mais antigos, eficaz para dores de cabeça e febre. Também possui um efeito "afinador" do sangue.
Como age? Age de forma semelhante ao ibuprofeno, reduzindo a dor e a inflamação.
Atenção: O AAS (ex: Aspirina) não deve ser administrado a crianças ou adolescentes com sintomas de gripe ou catapora, devido ao risco da rara Síndrome de Reye. Também pode ser agressivo para o estômago.
Quando Procurar um Médico?
Não ignore os sinais de alerta. Procure ajuda médica imediatamente se sua dor de cabeça for:
Súbita e excruciante ("a pior dor da sua vida").
Acompanhada de febre, rigidez na nuca, confusão mental ou fraqueza.
Após uma pancada na cabeça.
Se ela piora progressivamente e não melhora com os remédios comuns.
Se você precisa tomar analgésicos mais de duas vezes por semana.
Lembre-se: o uso excessivo de analgésicos pode causar um "efeito rebote", piorando ainda mais as dores de cabeça. O caminho mais seguro é sempre o diagnóstico profissional.