Noticias de Piracicaba hoje — A prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) gerou uma reação diplomática contundente e imediata por parte de integrantes do governo dos Estados Unidos.
O vice-secretário de Estado, Christopher Landau, classificou a medida como um "ataque ao Estado de Direito" e disparou críticas pesadas contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
Landau elevou o tom ao se referir diretamente a Moraes, chamando-o de "abusador dos direitos humanos" e declarando que o magistrado "trouxe descrédito e vergonha internacional" ao STF. "Não há nada mais perigoso para a democracia do que um juiz que desconhece qualquer limite para seu poder", escreveu.
A Reação de Trump
Mais cedo, o presidente Donald Trump foi mais contido, mas lamentou o ocorrido. Ao ser questionado por jornalistas se sabia da detenção, Trump respondeu: "Não, eu não sei de nada sobre isso. É isso que aconteceu? Isso é uma pena. Não, eu só acho que é uma pena".
Bolsonaro foi preso pela Polícia Federal após a constatação de que tentou violar a tornozeleira eletrônica. A prisão preventiva atual refere-se a uma investigação distinta da condenação pela trama golpista (de 27 anos), a qual ele ainda não começou a cumprir em regime fechado.
