Assédio no Governo: Polícia Federal Indicia Ex-Ministro Silvio Almeida por Importunação Sexual
Noticias de Piracicaba hoje — A Polícia Federal (PF) indiciou formalmente o ex-ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, no inquérito que investiga denúncias de assédio e importunação sexual. O caso, que tramita em sigilo, é uma das Noticias de Piracicaba hoje com maior repercussão nacional.
A Policia PF apurou que o relatório final já foi encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF). O relator na Corte, ministro André Mendonça, deve agora enviar o caso para a análise da Procuradoria-Geral da República (PGR), que decidirá se oferece denúncia contra o ex-ministro.
Silvio Almeida foi demitido do governo Lula em setembro de 2024, logo após a ONG Me Too Brasil tornar públicas as denúncias que havia recebido contra ele. O ex-ministro nega todas as acusações.
Uma das principais denunciantes ouvidas pela PF é a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. Em entrevista ao "Fantástico" no ano passado, Anielle afirmou que as importunações duraram cerca de um ano, começando com "cantadas mal postas" e escalando para o desrespeito físico.
Ela relatou um episódio ocorrido em maio de 2023, durante uma reunião de trabalho, no qual Almeida a tocou por debaixo da mesa. Segundo a ministra, outros membros do governo, incluindo o próprio diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, estavam presentes na sala.
A defesa de Silvio Almeida informou que não irá se pronunciar sobre o indiciamento.
