Tornado Devasta Paraná com 5 Mortos e 432 Feridos; Ciclone Deixa Defesa Civil de SP em Alerta
Noticias de Piracicaba hoje — O Sul do país vive um cenário de devastação após um tornado atingir o Paraná na noite desta sexta-feira (7), deixando um rastro de destruição. A Defesa Civil do estado confirmou que, até o momento, pelo menos cinco pessoas morreram e 432 precisaram de atendimento médico, sendo nove em estado grave.
Quatro das mortes ocorreram em Rio Bonito do Iguaçu, a cidade mais afetada, e a quinta vítima fatal foi registrada em Guarapuava. O governo paranaense informou que duas pessoas continuam desaparecidas, e o número de vítimas pode subir, pois há suspeita de pessoas presas em escombros. Cães farejadores estão sendo usados nas buscas.
Um hospital de campanha foi montado para o atendimento emergencial. "Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros já estão mobilizadas", informou o governo do Paraná. O governador Ratinho Jr. (PSD) prestou solidariedade e afirmou que as forças de segurança estão em "atenção permanente".
O tornado agrava uma situação já crítica no estado, que tinha 14 cidades em situação de emergência desde o início de novembro devido a tempestades severas.
Alerta em São Paulo
O tornado faz parte de um ciclone extratropical que também atingiu Santa Catarina e se desloca para São Paulo. No início da noite de ontem, a Defesa Civil de SP emitiu um alerta de temporais, com chuva e rajadas de vento forte, que deve vigorar durante a madrugada e a manhã deste sábado (8).
O aviso foi enviado para toda a faixa leste paulista, abrangendo as regiões da Grande São Paulo, Vale do Paraíba, Sorocaba, Litoral e Campinas, à qual Piracicaba pertence. A orientação é de máxima cautela.
