COP30: Belém Garante Quórum com 162 Países, mas Atraso em Metas Climáticas Gera Alerta
Piracicaba, SP — A exato um mês do início da COP30 em Belém (PA), a cúpula climática já tem seu sucesso de participação garantido.
O embaixador André Corrêa do Lago, presidente do evento, confirmou nesta sexta-feira (10) que 162 delegações já oficializaram sua presença, superando o número necessário para a validade das negociações, mesmo em meio a críticas sobre os altos custos de hospedagem.
Apesar do sucesso na adesão, o diplomata expressou frustração com o pilar central da conferência: as metas climáticas. Apenas 62 países apresentaram formalmente suas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs), os compromissos para redução de emissões, muito abaixo do esperado para esta data. "Estamos frustrados, sim. É muito importante que os países-chaves apresentem suas NDCs", alertou Lago.
Enquanto a organização ainda aguarda a confirmação de 14 nações em desenvolvimento, os preparativos se intensificam. Um encontro preparatório, a Pré-COP30, será realizado em Brasília na próxima segunda e terça-feira (13 e 14), já com mais de 50 delegações confirmadas para alinhar as discussões antes da cúpula principal no Pará.