Com Fome no Centro da Pauta, Lula Desembarca em Roma para Liderar Aliança Global na FAO
Piracicaba, SP — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retoma sua agenda internacional neste fim de semana, embarcando para Roma, na Itália, com uma missão clara: reforçar o combate à fome como pilar de sua política externa. A viagem ocorre em um momento estratégico, logo após dados do IBGE apontarem que 2 milhões de lares brasileiros saíram da insegurança alimentar em 2024.
Acompanhado pela primeira-dama Janja, Lula participará, nesta segunda-feira (13), da abertura do Fórum Internacional da Alimentação na sede da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), que celebra seus 80 anos. O convite, feito em julho, veio em reconhecimento à bem-sucedida retirada do Brasil do Mapa da Fome.
O ponto alto da agenda é a reunião da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, principal legado da presidência brasileira no G20. Liderado pelo Brasil e pela Espanha, o encontro buscará consolidar o projeto, que já se aproxima de 200 membros, e avaliar os avanços em países como Haiti e Etiópia. A expectativa é que o presidente inaugure o escritório do secretariado da Aliança, fortalecendo a iniciativa.
A viagem a Roma consolida uma das principais bandeiras do governo. Dados recentes do IBGE mostram uma queda na proporção de domicílios com algum grau de insegurança alimentar no país, de 27,6% para 24,2% em um ano, validando as políticas que tiraram o Brasil do Mapa da Fome pela segunda vez em sua história.