Viver no Limite: 43% dos Brasileiros Não Têm Nenhuma Reserva para Emergências.
Piracicaba, SP — Uma nova e preocupante pesquisa Datafolha, divulgada nesta terça-feira (4/11), expõe a dura realidade financeira do país: 43% dos brasileiros não possuem nenhuma reserva de emergência.
O dado é ainda mais alarmante quando cruzado com outro: 84% dos entrevistados enfrentaram algum tipo de imprevisto financeiro (como atraso de contas ou negativação) no último ano.
Ou seja, a maioria da população foi pega no susto, sem nenhum "colchão" financeiro para amortecer a queda.
O levantamento, que ouviu 2.000 pessoas, aponta um grande abismo entre a percepção e a prática. Embora 59% afirmem ser "planejados" com as finanças, a mesma pesquisa mostra que metade da população (52%) admite não saber exatamente quanto gasta por mês. É a falta desse controle básico que impede a criação de uma poupança.
Essa dificuldade de guardar dinheiro é mais severa na classe C, onde estão 78% dos brasileiros sem reserva. O resultado é um ciclo de aperto: 39% dos entrevistados dizem que conseguem pagar as contas, mas "sem sobra de dinheiro", e 19% admitem que nem sempre conseguem quitar todas as despesas do mês.
Estou te dando R$ 40 de desconto para usar o Mercado Pago pela primeira vez.
Não é à toa que 46% dos brasileiros se declaram "insatisfeitos" com a situação financeira. Essas Noticias Piracicaba hoje (que refletem um cenário nacional) mostram que, entre os que estão insatisfeitos, apenas 55% acompanham os gastos. Já entre os satisfeitos, esse índice sobe para 82%, provando que o controle é o primeiro passo para a tranquilidade.

