Polêmica Nacional: Prefeito de Florianópolis Anuncia "Controle" e Diz Ter "Devolvido" 500 Pessoas da Rodoviária
Piracicaba, SP — Uma declaração do prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), sobre uma nova medida de "controle" social na capital catarinense, gerou forte repercussão nacional e está sendo investigada pela Defensoria Pública.
Em um vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito anunciou a instalação de um posto da Secretaria de Assistência Social na Rodoviária Rita Maria para "garantir o controle de quem chega".
O critério adotado é direto: os agentes municipais perguntam aos recém-chegados se eles têm casa ou trabalho garantido em Florianópolis.
Caso a resposta seja negativa, Topázio Neto afirma que a prefeitura "dá passagem de volta" para a cidade de origem. Segundo o prefeito, mais de 500 pessoas já foram "devolvidas" por este método.
No vídeo, Topázio ainda justifica a medida. "Não podemos impedir ninguém de tentar uma vida melhor em Florianópolis, mas precisamos manter a ordem e as regras. Quem aqui desembarca deve respeitar as nossas regras e a nossa cultura. Simples assim", diz o prefeito.
A medida rapidamente chamou a atenção de órgãos de direitos humanos. A Defensoria Pública do estado já informou, em nota, que "instaurou um procedimento para apurar as medidas" citadas pelo prefeito, para verificar a legalidade da abordagem, que tem sido criticada como higienista e discriminatória. O caso se tornou uma das principais Noticias Piracicaba hoje no debate político nacional.
