Fechado para "Reforma" há 5 Meses, Posto do IAA Vira Alvo de Reclamações e Sobrecarga o Santa Teresinha
Noticias de Piracicaba hoje — Moradores da região do bairro IAA, em Piracicaba, estão indignados com o fechamento da Unidade de Saúde da Família (USF) local. A unidade foi fechada em junho deste ano para o que seria uma reforma, mas, cinco meses depois, o prédio continua sem nenhum sinal de obra, apresentando mato alto e um toldo danificado.
O maior impacto do fechamento é a sobrecarga no posto do Santa Teresinha, a unidade de referência mais próxima. Moradores relatam que a procura no local praticamente dobrou, saltando de uma média de 3 mil para 6 mil pacientes. Com isso, é comum ver longas filas se formando antes mesmo das 7h da manhã.
A distância é o principal obstáculo para a população do IAA. A USF do Santa Teresinha fica a cerca de 2,5 km de distância, um trajeto que, segundo os moradores, leva mais de 40 minutos a pé.
"Ficou mais difícil para gente. Tenho dois filhos", disse a autônoma Amanda Alves Rosa. A dificuldade é ainda maior para quem tem mobilidade reduzida. "Tem bastante gente no bairro que é cadeirante, que tem pressão alta. Fica difícil de se locomoverem", lamentou a moradora Jacqueline de Oliveira.
O que diz a Prefeitura
Em nota, a Prefeitura de Piracicaba informou que a unidade do IAA não foi fechada para reforma, mas sim desocupada em junho por oferecer riscos à população e aos servidores, devido a "rachaduras de grande proporção".
A Secretaria de Saúde prometeu a construção de uma nova unidade no espaço onde atualmente funciona o varejão municipal, ao lado do posto desativado. A previsão da administração é que as obras comecem "até o final do ano".
