Supermercado Dona é flagrado novamente com "gato" de energia no DF
A rede de supermercados Dona, uma das maiores do Distrito Federal, foi novamente flagrada furtando energia elétrica. Durante uma inspeção de rotina, técnicos da Neoenergia Brasília identificaram uma fraude no medidor de uma unidade na Asa Norte (506), resultando em um prejuízo estimado de mais de R$ 606 mil.
Segundo a distribuidora, a irregularidade permitiu o desvio de 564.247 kWh, volume de energia suficiente para abastecer mais de 4 mil residências por um mês. Após a constatação, os equipamentos foram removidos para perícia policial, o fornecimento foi normalizado e a Neoenergia abriu um processo administrativo para cobrar o valor não faturado.
Esta não é a primeira vez que a rede comete a infração. A mesma loja já havia sido autuada em janeiro de 2024 por manipulação do medidor. Desde 2021, a Neoenergia notificou a rede Dona 38 vezes por irregularidades, com 16 autuações por fraudes comprovadas em diferentes lojas. O montante total de energia recuperada nas fiscalizações chega a 1.880.000 kWh, com um prejuízo acumulado de R$ 1,7 milhão.
O furto de energia, conhecido como "gato", é crime previsto no Código Penal, com pena de até oito anos de prisão, além de causar riscos de acidentes e interrupções no fornecimento. A coluna não conseguiu contato com a rede de supermercados, mas o espaço segue aberto para manifestações.