O Sucesso do POT Mães Guardiãs em SP que Transforma Realidades e Realiza Sonhos
Piracicaba, SP — Autonomia, identidade e a chance de voltar a sonhar. O programa POT Mães Guardiãs, uma iniciativa de sucesso da Prefeitura de São Paulo, está reescrevendo a história de centenas de mulheres.
Mais do que um trabalho, o projeto, que insere mães em escolas municipais para combater a evasão escolar e auxiliar na alimentação, tornou-se uma poderosa ponte para a transformação pessoal e profissional.
O programa se tornou um divisor de águas, como no caso de Danielli Lima, 37 anos. O acolhimento que recebeu na EMEI Jardim Premiano, onde atuava na busca ativa de alunos, deu a ela a segurança necessária para se matricular na faculdade de Pedagogia. "O POT mudou a minha vida e dos meus quatro filhos", afirma.
A colega Grasielle Silva, 33, mãe solo, seguiu o mesmo caminho: incentivada pela equipe da escola, concluiu o Ensino Médio e também iniciou o curso de Pedagogia, inspirada pelo próprio filho, que apresenta sinais de Transtorno do Espectro Autista. "Agora tenho objetivos e almejo tornar-me professora", diz.
Para Bárbara Freire, 36, a vaga no "Guardiãs da Alimentação Escolar" foi a oportunidade que ela buscava. "Vim com a cara e a coragem. Acolheram meu medo e me deram apoio", conta ela, que também foi incentivada a cursar Pedagogia.
Atualmente, a Rede Municipal de Ensino conta com 838 Mães Guardiãs, que recebem uma bolsa de R$ 1.593,90 por 30 horas semanais. O programa prova que, ao dar oportunidade e acolhimento, é possível transformar a comunidade e, principalmente, a vida de quem cuida dela.
