Sindicato de Aposentados Ligado a Irmão de Lula é Alvo da PF em Operação de R$ 400 Milhões
O Sindicato Nacional dos Aposentados (Sindnapi), que tem Frei Chico, irmão do presidente Lula, como vice-presidente, foi alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira (9). A ação, autorizada pelo ministro do STF André Mendonça, cumpriu mandados de busca e apreensão na sede da entidade, em São Paulo, e nas residências de seus dirigentes.

A operação investiga um esquema de fraudes no INSS, apurando crimes como organização criminosa, inserção de dados falsos em sistemas e lavagem de dinheiro, com o objetivo de sequestrar cerca de R$ 400 milhões. O presidente do Sindnapi, Milton Cavalo, também foi alvo e tem depoimento marcado na CPMI que investiga o caso.
Em nota, o sindicato manifestou "surpresa" com a operação, negou qualquer irregularidade e repudiou as alegações de descontos indevidos de seus associados. A defesa afirmou ainda não ter tido acesso ao inquérito.
O escândalo, revelado em reportagens no final de 2023, levou à abertura da investigação pela PF. Apesar do cargo de Frei Chico, a polícia informou que o irmão do presidente Lula não está entre os alvos da operação.