"Ai": Advogado de Trump Reage à Reunião Lula-Trump com Ironia e Críticas
Piracicaba, SP — A reunião deste domingo (26/10) entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente dos EUA, Donald Trump, gerou uma reação ácida do advogado do republicano, Martin de Luca. Em uma série de declarações críticas nas redes sociais, o aliado de Trump ironizou o encontro e as falas do líder brasileiro.
Em resposta a uma publicação de Lula no X (antigo Twitter), De Luca mirou na discussão sobre a situação legal do ex-presidente Jair Bolsonaro, que foi mencionada na conversa.
O advogado escreveu: “Lula disse ao presidente Donald Trump que o que aconteceu com Bolsonaro foi feito por um ‘Poder Judiciário totalmente independente’ e com ‘amplo direito de se defender’. Ai”.
Em outra postagem, Martin de Luca zombou do resultado prático da reunião, sugerindo que foi um fracasso para o lado brasileiro. “Você sabe que uma reunião é um sucesso retumbante quando um lado fica completamente em silêncio, e o outro se apressa em declará-la ‘ótima’
— citando orgulhosamente como prova que ambos os lados concordaram que suas equipes se reuniriam em breve para iniciar negociações… que já vêm acontecendo há semanas”.
Os dois presidentes estiveram reunidos por cerca de uma hora na Malásia, onde discutiram as tarifas impostas pelos EUA a produtos brasileiros.
A ironia do advogado de Trump contrasta com a nota oficial divulgada pela Casa Branca, que classificou o encontro como positivo. "É uma grande honra estar com o presidente do
Brasil… Acho que conseguiremos fechar bons negócios para ambos os países… Sempre tivemos um bom relacionamento", afirmou o comunicado.
